Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Mulheres do E.C. Vitória: Isaura Maria


Isaura no livro "Vitória: uma história de amor e paixão" com a camisa da campanha Meu Sangue É Rubro-Negro. (Acervo de Aurelino Resedá)
 Não só de homens foi constituída a história do Esporte Clube Vitória ao longo dos três séculos os quais o clube está vigente. A partir de 1960 o time contou com as qualidades de Isaura Maria, que ainda na flor da idade começou a prestar serviços em prol do Vitória. Em pelo menos mais de duas décadas, Isaura chegou a auxiliar o clube de diversas formas, empregando numerosas funções.
 Nascida em Salvador, no dia 21 de fevereiro de 1949, Isaura Maria da Rocha Conceição, foi uma das melhores mais influentes dentro do Leão da Barra. Tendo multifunção dentro do clube, nos longos anos em que colaborou ao mesmo, desempenhou funções de: cozinheira, merendeira, psicóloga e mãe, como disse ela mesma em 2015.
Flâmula de posse de Isaura, do ano de 1969, em comemoração dos 70 anos do clube.

 Destacou-se principalmente na formação dos meninos da base, onde auxiliou por muitas vezes treinadores como Edgar e os jovens atletas. Na década de 1990, quando o time da base do Vitória fez sua primeira excursão internacional, pra Holanda, foi ela quem tirou dinheiro do próprio bolso para comprar as roupas que os rapazes usariam na viagem. Anos e anos antes ela já havia atingido o pioneirismo, sendo a primeira repórter do futebol baiano a cobrir pista e vestiário.
Isaura como repórter em 1992.

 Em 2013, Isaura participou da solenidade que marcou os 114 anos do Vitória, com o lançamento do livro "Vitória: uma história de amor e paixão", escrito por Cristina Ramos mas com histórias contadas por ela. Além disso, no Dia Internacional da Mulher de 2015, numa ação promovida pelo Vitória, Isaura foi uma das homenageadas pelos seus serviços prestados ao clube. Recentemente, seu aniversário de 67 anos foi comemorado no Barradão.
Em um de seus aniversários nos anos 90 ao lado de Paulo Carneiro.

5 comentários:

  1. Bom dia gostaria de adquirir o primeiro livro com a historia do Vitória. Pois meu pai jogou no Vitória e eu gostaria de fazer uma homenagem para ele. Como posso adquirir o livro é como faço para adquirir

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , como faço para adquirir o primeiro livro com a história do Vitória pois meu pai jogou no vitVitó e nosso livro foi roubado só lembro que a autora foi Maria Isaura , como posso adquirir um exemplar , pois quero fazer uma homenagem para meu pai fico no aguardo esperando uma Resposta ok Deus abençoe todos vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pela resposta tardia. Creio que você contatando Isaura no Facebook pode conseguir um exemplar. Aqui está o link do perfil dela: https://www.facebook.com/isaura.darochaconceicao?fb_dtsg_ag=AdxRrMoqJ-Mbf7P01jLkiNaO6L9yLF8USBZH6Ocwa1QF3A%3AAdyRphXrj65yXl2mUJ3kmglSJTSzVTxZ8XZExbGn2IDqfQ

      Excluir
  3. Boa noite gostaria de ver fotos dos times profissional e Aspirantes de 1957

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, esta aqui é a única postagem que tem no blog sobre o time de 1957. Segue o link: https://memoriasdoecvitoria.blogspot.com/2016/03/1957-quando-os-atletas-do-vitoria.html

      Excluir